Catedra Português Instituto Camões UEM

FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL (2013)

 

Coordenação: Conceição Siopa e Marta Sitoe

Descrição

Esta formação foi desenhada para apoiar os professores do Ensino Secundário Geral a aprofundarem e reflectirem sobre métodos e técnicas de ensino que promovam oportunidades reais de aprendizagem.

Objectivos

  • Aperfeiçoar metodologias e técnicas de ensino da língua portuguesa;
  • Criar dispositivos didácticos que visem melhorar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas áreas consideradas críticas.

Actividades

A formação consistiu na realização de três oficinas de escrita, num total de 12 horas, em que se abordaram os seguintes tópicos:

(1) Produção textual – Construção do parágrafo;

(2) Revisão de texto – Tratamento do erro;

(3) Avaliação da escrita.

Participantes

Nesta formação, foram abrangidos 15 professores de Português do ensino secundário geral, ex-estudantes do Curso de Ensino de Português da UEM, a leccionarem em diferentes escolas da cidade e província de Maputo.

Método do trabalho das Oficinas

  • Introdução dos participantes a estratégias de ensino direccionadas para o desenvolvimento de diferentes competências;
  • Apresentação de resultados, obtidos aquando da aplicação de estratégias testadas para o desenvolvimento da escrita;
  • Levantamento de dificuldades encontradas ao longo do trabalho, bem como a busca colectiva de soluções;
  • Simulações de aulas;
  • Divulgação de materiais didácticos produzidos pela equipa da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira.