Curriculum Vitae – Francisco Vicente
Dados pessoais
Nome: Francisco Leonardo Vicente
Grau académico: Doutoramento
Situação profissional: Professor Auxiliar
Áreas de investigação: Linguística do Português, Aquisição de L2
Endereço institucional: Campus Universitário da UEM - Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Maputo
E-mail: fvicente79@gmail.com
Ver mais...
Graus académicos
2018
Doutoramento em Linguística. Universidade de Lisboa.
Impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português língua segunda no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico moçambicano.
(https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/36367/1/ulfl254205_td.pdf)
2009
Mestrado em Linguística. Universidade de Lisboa.
Consciência fonológica no Ensino Básico em Moçambique.
(https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/482/1/20086_ulfl064843_tm.pdf)
2004
Licenciatura em Linguística. Universidade Eduardo Mondlane.
Outros cursos
2014
Curso de Formação Psicopedagógica para Docentes do Ensino Superior, módulo Avaliação de Estudantes. Centro de Desenvolvimento Académico, Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane.
2006
Estágio para uso de um programa informático (CONCOR) para tratamento de linguísticos. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Actividade docente
Programas de licenciatura (Universidade Eduardo Mondlane)
- Linguística Descritiva do Português
- Português
- Técnicas de Expressão
- Métodos de Estudo
Outras actividades
Desde 2014
- Leccionação (em colaboração com Víctor Justino) do módulo Técnicas de Comunicação Oral e Escrita, no curso de licenciatura em Gestão de Negócios. Faculdade de Economia, Universidade Eduardo Mondlane.
2013
- Elaboração (em colaboração com Víctor Justino) do módulo de Técnicas de Comunicação Oral e Escrita, para o curso de licenciatura em Direito. Instituto Superior de Tecnologias e Gestão (ISTEG).
Actividade de investigação
Desde 2010
- Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - coordenação de Perpétua Gonçalves.
Organização, em colaboração com Perpétua Gonçalves, da “Bibliografia sobre o Português de Moçambique”.
(https://catedra.itcom.co.mz/bibliography-search/4)
2008 - 2010
- Aquisição do Português Europeu: recursos e resultados linguísticos (Fundação para a Ciência /Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (PTDC/LIN/68024/2006), coordenação de Maria João Freitas.
Investigador vinculado à Tarefa 6: investigação sobre potenciais relações entre desenvolvimento linguístico e consciência linguística (fonológica e sintáctica). (http://www.clul.ulisboa.pt/pt/component/content/article/23-investigacao/760-aquisicao-do-portugues-europeu-recursos-e-resultados-linguisticos)
2005
- Assistente de investigação no projecto Introdução da Disciplina de Português nos Institutos do Magistério Primário (IMAPs). Programa “Avaliação Educacional” - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação.
2004
- Assistente de investigação no projecto Diagnóstico Linguístico-Comunicativo dos Estudantes do Ensino Secundário Geral. Programa “Avaliação Educacional”- Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação.
Comunicações e posters
Comunicações
2019
- Impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português língua segunda no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico moçambicano. Palestra no Ciclo de Palestras e Aulas Abertas, organizado pela Secção de Línguas Bantu, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane (Maputo: 18 Setembro).
2018
- Pesquisa sobre o Português de Moçambique: um balanço. Comunicação apresentada na Mesa-Redonda “Variedades nacionais africanas do português – Moçambique”, integrada no Colóquio Português - Uma Língua Pluricêntrica, organizado pela Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira (Maputo: 05 de Maio).
- Aquisição da estrutura silábica do Português L2 por crianças do Ensino Básico moçambicano. Comunicação apresentada na X Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo: 26 a 28 de Setembro).
2017
- A aprendizagem da ortografia no Ensino Básico em Moçambique. Comunicação apresentada na Conferência Internacional sobre Políticas e Experiência de Formação de Professores, de Educadores de Infância, de Educadores de Adultos, de Formadores e de Gestores Educacionais de Moçambique e Brasil. Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica (Maputo: 13 de Julho).
2016
- A aprendizagem da ortografia no Ensino Básico em Moçambique. Comunicação apresentada na IX Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo: 27 e 28 de Setembro).
2015
- O impacto da complexidade silábica na aquisição da fonologia, na consciência fonológica e na aprendizagem da ortografia em Português L2. Comunicação apresentada no V Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa: 20 de Fevereiro).
2007
- A construção de uma tipologia de erros de ortografia e acentuação. Comunicação apresentada nas 3as Jornadas de Língua Portuguesa – O processo de ensino-aprendizagem do Português em Moçambique e as dinâmicas do Português (Nampula).
2005
- Erros de ortografia e acentuação - uma análise comparativa de dados de alunos do ensino primário e de estudantes universitários. Comunicação apresentada no Seminário Anual da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo).
Posters
2010
- Consciência fonológica no Ensino Básico em Moçambique. Poster exibido no colóquio Leitura: investigação e ensino. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa: 18 e 19 de Outubro).
Relatórios científicos
2010
- Perfil linguístico dos estudantes universitários (em colaboração com P. Gonçalves e V. Justino). In Perpétua Gonçalves (Org.) Português no ensino superior em Moçambique: Pesquisa transnacional: Beira, Nampula e Quelimane. Edição em CD-ROM.
2004
- Português no Ensino Secundário Geral: perfil linguístico dos alunos da 8ª classe e programas de ensino (em colaboração com P. Gonçalves e C. Companhia).
Projecto de investigação: Diagnóstico linguístico-comunicativo dos alunos do Ensino Secundário Geral, integrado no projecto geral Avaliação Educacional (Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação).
Publicações
2019
2010
- Consciência fonológica no Ensino Básico em Moçambique. In Maria João Freitas, Anabela Gonçalves e Inês Duarte (Orgs.) Avaliação da consciência linguística: aspectos fonológicos e sintácticos do Português, pp. 69-93. Lisboa: Colibri.
- Erros de ortografia no ensino superior (em colaboração com Perpétua Gonçalves). In Perpétua Gonçalves (Org.) O Português escrito por estudantes universitários: Descrição linguística e estratégias didácticas, pp. 51-72. Maputo: Texto Editores.