Catedra Português Instituto Camões UEM

PONTUAR BEM PARA ESCREVER MELHOR

Maria João Diniz e Óscar Fumo (2015)

Introdução

Pontuar bem, ou seja, usar correctamente os sinais de pontuação é fundamental na construção de um texto de qualidade, garantindo a sua gramaticalidade e clareza.

De um modo geral, as gramáticas tradicionais, normativas, associam a pontuação à prosódia (pausas, entoação, ritmo), considerando que permite a representação da entoação da fala no texto escrito. No entanto, alguns linguistas chamam à atenção para a relação existente entre os sinais de pontuação e “as especificidades sintácticas e semânticas dos enunciados, na escrita” (Duarte, 2000, p. 403, nosso destacado), bem como para a importância dos sinais de pontuação para uma boa leitura e interpretação de um texto (cf. Duarte, 2000; Delgado Martins & Ferreira, 2006; Filho, 2004, entre outros).

Ao lermos jornais ou textos escritos por uma população escolarizada, é comum encontrar frases sem pontuação ou mal pontuadas, que ferem a estrutura da frase e a clareza da mensagem. A análise de produções escritas da população universitária moçambicana confirma esta constatação, revelando a existência de grandes dificuldades ao nível da pontuação (cf. Siopa, 2010). O parágrafo seguinte, extraído de um texto escrito por um estudante universitário, é um exemplo elucidativo de incorrecta aplicação das regras de pontuação:

 

Texto original

Texto com pontuação corrigida

Esta acção imoral promovida por homens no seio da humanidade, está ganhando proporções alarmantes na sociedade moçambicana, uma sociedade que ao longo de 10 anos lutou para se tornar independente e livre de todos e quaisquer males.

Esta acção imoral, promovida por homens no seio da humanidade, está ganhando proporções alarmantes na sociedade moçambicana, uma sociedade que, ao longo de 10 anos, lutou para se tornar independente e livre de todos e quaisquer males.

 

A análise dos problemas de pontuação identificados nas produções escritas desta população mostra que os erros mais frequentes e graves dizem respeito ao uso da vírgula e do ponto final. O uso da vírgula constitui o enfoque das fichas de exercícios que aqui se apresentam.

Na impossibilidade de abarcar todos os contextos em que a vírgula é usada, nestas fichas, trabalham-se aqueles em que se diagnosticou um número significativo de erros, e que parecem interferir mais na leitura e interpretação dos enunciados, nomeadamente:

(i)  Colocação da vírgula a separar constituintes nucleares da oração (sujeito e predicado); e

(ii) Omissão da vírgula a separar constituintes acessórios (adjuntos adverbiais, modificadores nominais, orações subordinadas adverbiais conjuncionais ou reduzidas).

Vejam-se os seguintes exemplos destes usos incorrectos da vírgula (alíneas a)) e as suas contrapartes correctas (alíneas b)):

  1. a) A problemática da SIDA, é preocupante.
    b) A problemática da SIDA é preocupante.
  2. a) Nos últimos 15 anos a SIDA tornou-se um problema sério.
    b) Nos últimos anos, a SIDA tornou-se um problema sério.
  3. a) Quando concluí o ensino básico fiquei descansado.
    b) Quando concluí o ensino básico, fiquei descansado.
  4. a) Eles atrasaram-se acabando por não assistir à aula.
    b) Eles atrasaram-seacabando por não assistir à aula.

As duas fichas de exercícios a seguir apresentadas têm como principal objectivo promover a aplicação das regras de uso da vírgula nos contextos acima identificados. Espera-se, assim, que, ao tomar consciência do papel fundamental da estrutura e função sintáctica dos constituintes das frases, os estudantes sejam capazes de analisar e editar a pontuação dos seus próprios textos, de forma independente.

Em cada uma destas fichas, fornecem-se, em primeiro lugar, sob a forma de “lembrete”, as regras básicas que regulam o uso da vírgula e, em seguida, propõe-se um conjunto de exercícios que visam treinar a aplicação dessas regras. Pretende-se, assim, promover a exercitação sistemática das regras para sua automatização e posterior uso espontâneo. Veja as Fichas de Exercícios…

Para garantir a monitoria e a avaliação na resolução dos exercícios aqui propostos, pode consultar-se o "guião de correcção". Veja o Guião de Correcção…

 

Referências

Cunha, C., & Cintra, L. (1999). Breve gramática do Português contemporâneo, 12ª ed. Lisboa: Editora Sá da Costa.

Delgado-Martins, M. R., & Ferreira, H. (2006). Português Corrente – Estilos do Português no Ensino Secundário. Lisboa: Editorial Caminho.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Filho, A. (2004). A pontuação em manuscritos medievais portugueses. Bahia: EDUFBA.

Siopa, C. (2010). Pistas de exploração didáctica: Revisão de texto. In P. Gonçalves (org.) Português no ensino superior em Moçambique - Pesquisa transnacional: Beira, Nampula e Quelimane. Relatório de investigação em CD-ROM.


[1] Exemplos extraídos de produções escritas de estudantes universitários moçambicanos. Veja-se storage/app/media/disco/base_dados_versao_digitada.html

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